Segurança dos alimentos ou segurança alimentar? Você sabe qual é a diferença?
Não é incomum encontrar pessoas tratando a Segurança dos Alimentos e a Segurança Alimentar como se fossem nomes diferentes para um mesmo assunto. Só que não são. E a diferença entre os dois é muito grande, conforme veremos a seguir.
Vamos começar pela Segurança Alimentar.
Entre os anos 1914 e 1918, quando a Primeira Guerra Mundial arrasava os campos e as cidades da Europa, percebeu-se que um país poderia facilmente dominar outro simplesmente ao controlar ou mesmo interromper o acesso de sua população aos alimentos.
Naturalmente, estavam mais suscetíveis aqueles países que não tivessem capacidade de produzir seus próprios alimentos de maneira autônoma e nas quantidades necessárias para alimentar suas populações.
Assim, devido ao grande risco à segurança e soberania nacionais desses países que essa possível fragilidade envolvia, essa questão ganhou importância e várias nações começaram a se preocupar em produzir e manter estoques estratégicos de alimentos como forma de garantir seu suprimento em situações mais adversas, como guerras, crises econômicas e conjunturais ou mesmo contra possíveis catástrofes naturais.
Ao conjunto de atividades pensadas e postas em prática pelos governos de vários países para garantir que os alimentos não faltem a essas nações e aos seus povos, convencionou-se chamar de Segurança Alimentar.
E a Segurança dos Alimentos?
Bem, a Segurança dos Alimentos tem como principal objetivo garantir que os alimentos sejam adequados ao consumo, ou seja, que não ofereçam riscos a quem os consome.
Ela é composta por todas as normas e regras que objetivem regular a forma como os alimentos são produzidos, transportados, armazenados, conservados, manipulados, expostos ou mesmo servidos, de forma a aumentar a garantia de que suas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais sejam preservadas.
Aos alimentos que atendem ao estabelecido por essas normas, chamamos de Alimentos Seguros ou Alimentos Adequados ao Consumo. Certamente, esse é o tipo de alimento que todos queremos encontrar em nossas compras e em nossos pratos, não é mesmo?
Porém, as regras que compõem a Segurança dos Alimentos não visam apenas a garantir que os alimentos sejam adequados e seguros ao consumo, elas também visam a alcançar um equilíbrio entre as necessidades sanitárias e as necessidades daqueles que possuem empreendimentos e negócios envolvidos com sua comercialização.
Em outras palavras, a Segurança dos Alimentos busca obter a melhor harmonia entre as necessidades que dizem respeito à conservação da higiene e saúde dos indivíduos sem deixar de contemplar as necessidades das empresas que trabalham com alimentos, estabelecendo ambiente que lhes dê maior confiança de que permanecerão atuantes, de que conseguirão gerar os lucros que necessitam para garantir a sua sobrevivência e crescimento.
E é aqui que se encontra o campo de expertise da Teknut.
Nós ajudamos a sua empresa a se manter permanentemente equilibrada nos quesitos de alimentos, de forma que você conquiste novos clientes, além de fidelizar e não perder os clientes que já tem, que reduza as chances de ter problemas sanitários, as perdas, o desperdício e os custos desnecessários, propiciando à sua empresa um ambiente mais adequado ao crescimento, à perenidade nos negócios e à maior lucratividade.
E então, agora que você já sabe a diferença entre Segurança Alimentar e Segurança dos Alimentos, só falta contratar a Teknut. Só quem sabe a diferença, pode fazer a diferença.